Em 1980 a dupla kleiton & Kledir egressos do grupo Almôndegas entraram em cena conquistando de forma rápida o Brasil todo. A música apresentava referências de sonoridades do Rio Grande do Sul com uma pegada pop.
Neste contexto a canção “Vira Virou”, composição de Kleiton Ramil – rompeu as fronteiras do Brasil e chegou até Portugal, sendo gravada pela dupla e também pelo grupo MPB 4 em discos que foram editados simultaneamente, mas não apenas por isso o encontro de Kleiton & Kledir com o grupo MPB 4 na gravação da inédita canção Paz e Amor já soaria extremamente relevante.
A canção “Paz e Amor” propaga ideais de esperança e fraternidade, reascendendo a Crença no velho sonho, com fé no poder restaurador da humanidade. E o fato de que Aquiles, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Magaluti Pauleira quanto Kleiton Ramil e Kledir Ramil há tempos não apresentavam música inédita.
A força da canção “Paz e Amor” está diretamente relacionada à turbulência do mundo atual, mas como música transcende esse momento ímpar da sociedade.