Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Foto por Ave Calvar Martinez em Pexels.com

Durante o mês de outubro é celebrada mundialmente a campanha Outubro Rosa. Ela tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do autoexame. Seu início aconteceu nos Estados Unidos, em 1990, onde, após a aprovação do Congresso Americano, foi instituído como mês nacional de prevenção da doença.

No Brasil, o movimento começou a ser aderido em 2002. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) também aderiu à campanha. O câncer de mama foi o responsável por ceifar a vida de cerca de 17 mil pessoas no País em 2018. Estimativas do Inca apontam que, somente em 2020, é provável que 60 mil novos casos da doença sejam diagnosticados por aqui.

Somente um profissional da saúde conseguirá diagnosticar com certeza o resultado positivo. Os exames mais comuns ocorrem por meio de imagens ou a biópsia, além de demais procedimentos clínicos. O mais importante de todos os eles, a mamografia, consegue identificar o câncer com até 1 cm em seu estágio inicial. Quando isso acontece, as chances de cura chegam a até 90%.

Contudo, o autoexame também surge como uma alternativa para identificar precocemente alterações na região dos seios, sendo recomendado que ele seja feito mensalmente.

Como fazer o autoexame

O câncer de mama não tem uma causa pré-definida. Ele é mais comum em mulheres a partir dos 30 anos de idade, sendo necessárias mamografias a partir dos 50 anos, que devem ser feitas anualmente até os 69 anos. Porém, o mais importante de tudo é: previna-se! Com alguns poucos cuidados básicos você pode salvar a sua própria vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: