
A Agência Espacial Americana (Nasa) informou que tem grandes planos sobre viagens espaciais até a Lua. Conforme a Nasa, a instituição pretende levar a primeira mulher à Lua até o ano de 2024. Dos 12 astronautas que já caminharam pela superfície lunar até hoje, nenhum era mulher.
Segundo comunicado, o plano espacial Ártemis, que também busca levar o homem de volta à Lua pela primeira vez desde 1972, será o responsável por isso e custará cerca de US$ 28 bilhões (cerca de R$ 154 bilhões) em investimentos até 2025.
O projeto será realizado em diferentes partes. A Ártemis I será lançada no ano que vem com dois voos testes sem o uso de astronautas, apenas robôs. Ártemis II está prevista para decolar em 2023 com astronautas a bordo, em preparação para Artemis III levar de volta humanos à superfície da Lua.
O objetivo final é procurar e, se possível, extrair recursos que podem ser convertidos em materiais utilizáveis como oxigênio e combustível. A Nasa também pretende desenvolver novas capacidades de mobilidade que permitam os astronautas explorarem novas regiões da Lua.