ONG Parceiros Voluntários visa uma sociedade sustentável desde 1997

Foto: Divulgação

Criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, a Parceiros Voluntários é uma Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos e apartidária que tem como visão viver em uma sociedade sustentável, tendo por base pessoas éticas e participativas. Entre os preceitos, a ONG considera que toda pessoa pode ser solidária e um voluntário em potencial.

Atualmente, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional, tendo sedes espalhadas pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. Em Caxias do Sul, a iniciativa foi fundada em maio de 1999, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Ela é dirigida por um conselho de empresários voluntários e funciona criando um elo entre pessoas, empresas, entidades e escolas que queiram disponibilizar tempo e conhecimento para atender as demandas sociais do município.

Segundo Luana Ramon, coordenadora da iniciativa em Caxias do Sul, a ONG atua auxiliando na cocriação de soluções em diferentes áreas sociais. “A Parceiros Voluntários mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos com diferentes setores das comunidades. Isso serve para cocriarmos soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário”, explica.

Foto: Divulgação

Sobre o sentimento de ajudar ao próximo, Luana diz que é como um propósito de vida. “Acredito que, assim como eu, cada pessoa que ingressa no mundo do voluntariado entende o ajudar ao próximo como um propósito de vida. Voluntário é aquele que dispõe do seu tempo talento e emoção em prol de uma causa. Cada sorriso de gratidão recebido em troca é o combustível para continuar nesse caminho”, salienta.

A respeito do momento em que nos encontramos hoje, de pandemia, ela enfatiza que a solidariedade é ainda mais importante. “A importância da solidariedade, principalmente em momentos como o que estamos vivendo hoje, fica explícita no propósito da ONG. Acreditamos na transformação da sociedade através da responsabilidade social individual. Isso significa a capacidade que cada cidadão tem de fazer a diferença dentro da sua comunidade” pondera.

Por fim, Luana explica como é o processo para se tornar voluntário da Parceiros Voluntários. “A Reunião de Conscientização é o primeiro passo. Nelas é possível conhecer e entender o papel do voluntariado organizado. A partir desse encontro, o futuro voluntário reflete se realmente aceita o desafio e, então, é encaminhado para alguma das organizações que necessitem das suas habilidades”, conclui.

As reuniões são quinzenais e realizadas na CIC. Contudo, devido à pandemia, estão sendo disponibilizadas de forma online. Para se inscrever e obter mais informações basta entrar em contato pelo telefone: (54) 3218.8085.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: