Dia do Psicólogo: as recompensas da profissão

Ana Luiza Luiz é psicóloga com duas décadas de atuação. Foto: Arquivo pessoal

Ana Luiza Luiz é psicóloga na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com 20 anos de atuação na área. Além disso, possui formação em Administração de Empresas com pós graduação em avaliação psicológica.

De acordo com ela, a escolha pelo estudo da psicologia não foi um fator único e sim uma construção de muitas experiências. ” Dentre as experiências que me levaram a escolher a psicologia estão, o amor pelo conhecimento, pela leitura, e o cuidado com o outro. Tudo isso teve como apoio a base familiar, juntamente com a experiência clínica que auxiliou no amadurecimento na profissão”, explica.

Ana relata que o ser humano está em constante movimento e da mesma forma a psicologia também foi sofrendo transformações ao logo dos tempos. Novas questões foram surgindo ao longo desses 20 anos de atendimento.

Conforme a psicóloga, as formas de se comunicar também foram evoluindo. “A internet é uma delas. Com isso, a psicologia vai se adaptando as novas transformações e as mudanças nas relações pessoais passaram a existir de uma nova forma”, comenta.

Para Ana, a pessoa que busca um atendimento psicológico está refletindo o quanto isso é importante em sua vida. “Ainda existem muitos tabus, muitos preconceitos em relação a isso. No momento atual, a psicologia cresceu muito em razão da pandemia. Ela é uma ciência, é uma profissão, possui a técnica e o trabalho de muitos profissionais e mestres que ao longo do tempo ensinaram sobre esse ofício”, enfatiza.

Por fim, ela fala sobre as principais marcas que a profissão deixa. “O processo da psicoterapia realiza transformações em ambas as partes, seja no cliente ou no psicólogo. Reconhecer os limites, potencialidades e qualidades profissionais é de extrema importância para realizar um bom trabalho. Existem muitos profissionais para auxiliar em atendimentos, psiquiatras, assistentes sociais, médicos clínicos, padres ou pastor. O olhar sobre o humano é sempre muito amplo” conclui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: