Escola Nova Acrópole busca resgatar a linha das escolas de filosofia tradicionais

This image has an empty alt attribute; its file name is na-2.jpg
Escola Nova Acrópole de Caxias do Sul. Foto: Divulgação

A Escola de Filosofia Nova Acrópole (NA) teve seu início na Argentina, na cidade de Buenos Aires, em 1957. Seu fundador foi Jorge Angel Livraga. A NA surge com a intenção de resgatar a linha das escolas de filosofia tradicionais e a busca pela sabedoria. É uma organização que nasce através do voluntariado, financiada pelos próprios membros participantes. Com o passar dos anos, a NA se expandiu pela Europa, América do Sul, México, Estados Unidos, Canadá, Asia e Oriente Médio. Hoje, está presente em cerca de 55 países e possui mais de 400 sedes.

A NA tem um eixo central, que é o curso de Filosofia à Maneira Clássica, com um método no qual cada aluno tem a oportunidade de aprender por meio dos grandes ensinamentos da humanidade, transmitidos por sábios, filósofos e mestres. Dessa forma, o estudante utiliza e aplica os conhecimentos adquiridos, que auxiliam numa compreensão melhor de si mesmo e do mundo.

OS TRÊS PILARES DA NOVA ACRÓPOLE

Filosofia, cultura e voluntariado compõem os três pilares de NA. O desenvolvimento filosófico visa buscar as respostas para as questões da vida com relação às perguntas mais profundas, que são utilizadas para o desenvolvimento do indivíduo.

A cultura é o local onde o aluno expressa os valores humanos que serão apresentados por meio das artes e das ciências. Cada indivíduo manifesta seu talento de acordo com a sua vocação.

O terceiro pilar é o voluntariado. Todo trabalho é conduzido pela vontade e pela generosidade, com o objetivo de construir um mundo melhor. Ser uma escola de Filosofia à Maneira Clássica significa trazer os clássicos atemporais para os dias atuais podendo ser aplicado em qualquer época, em qualquer lugar.

Não importa a cultura, a raça, a cor, o credo ou a condição social a ideia é promover a fraternidade e a dignidade humana.

Membros da Nova Acrópole. Foto: Gustavo Massen/Divulgação

Os pré-requisitos para estudar na NA são simples: vontade e curiosidade para trilhar esse caminho, espírito de aventura para buscar conhecer a si próprio, as leis inexploradas da natureza e os mistérios que fazem parte da nossa existência. Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

A NA de Caxias do Sul oferece diversas atividades, como palestras, saraus, voluntariado aberto ao público e o curso de Filosofia à Maneira Clássica, o qual são abertas inscrições regulares. A primeira aula é gratuita. Nas redes sociais está disponível não apenas a programação de Caxias do Sul, mas também das escolas espalhadas pelo mundo.

DIRETOR EXPLICA COMO A FILOSOFIA MUDOU SUA VIDA

Gustavo Massen. Foto: Arquivo pessoal

Gustavo Massen, 34 anos, é diretor da escola de filosofia Nova Acrópole de Caxias do Sul. Ele comenta que desde criança já demonstrava interesse por questões filosóficas. Entrou na escola aos 23 anos e, no ano passado, em (2019), completou dez anos de estudos. O interesse pelo Budismo levou esse jovem buscador das questões humanas e existenciais a encontrar em NA um caminho de vida.

De acordo com Massen, ao entrar em contato com o site da escola, encontrou a proposta do curso que trabalhava a filosofia oriental e ocidental. Por meio dessas informações ele entrou em contato e se apaixonou pela iniciativa. Percebeu um vínculo filosófico muito autêntico e um caminho para viver a filosofia.

Conforme ele, a escola oferecia não apenas estudos filosóficos, mas também diversas atividades culturais como música, teatro e uma biblioteca diferenciada, com livros “incomuns”. Naturalmente, ele se integrou às atividades, concluiu o curso introdutório e hoje assume a posição de diretor, após passar por uma formação administrativa para ocupar o cargo.

Em Caxias do Sul, a NA fica na rua Pinheiro Machado,399, bairro Nossa Senhora de Lourdes. Telefones para contato são: (54) 3025.1227 ou (54) 9.9946.1227 E-mail:

caxiasdosul@nova-acropole.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: