CURIOSIDADES: Você conhece o Turismo Ecológico?

Foto por Artem Beliaikin em Pexels.com

O turismo ecológico ou ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca conscientização ambientalista por meio do reconhecimento do ambiente. Dessa forma, promovendo o bem-estar da população local.

Esse ramo do turismo tem por característica o contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza pela proteção das áreas por onde ocorre. Assim, ele está fundamentado nos conceitos de educação, conservação e sustentabilidade.

Ele é uma atividade turística baseada em uma relação sustentável com a natureza comprometida com a conservação e a educação ambiental. Portanto, o segmento apresenta-se de forma muito positiva ao contribuir significativamente para o bem estar social, cultural e econômico das comunidades ao redor do mundo.

O ecoturismo surgiu como um movimento ambiental global no final de 1970, como uma resposta às preocupações com o desenvolvimento econômico, a degradação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito foi introduzido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que iniciou em 1985 o projeto turismo ecológico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: