CURIOSIDADES: Você sabe como surgiram as Histórias em Quadrinhos?

The Yellow Kid foi uma das primeiras HQs em cores. Foto: Pinterest

As Histórias em Quadrinhos, popularmente chamadas de HQs, se associam à narração, através da mistura de imagem com texto, onde ambas as coisas atuam se complementando na construção de uma história. Atualmente, elas têm ganhado cada vez mais destaque dentro da cultura geek, muito por conta das grandes produções cinematográficas baseadas no gênero.

A primeira HQ de que se tem notícias foi escrita por pelo americano Richard Outcault, em 1894, e tinha o título de The Yellow Kid. Ela contava as histórias de um menino (The Yellow Kid) que vivia nos guetos da cidade de Nova York. Ele se comunicava através de gírias populares na época e fazia reflexões sobre a sociedade de consumo, além de chamar a atenção para questões raciais.

Ela figurou de forma esporádica na revista Truth, até 1895. Sua estréia oficial aconteceu somente em 17 de fevereiro de 1895, na revista New York World. Ela foi produzida, inicialmente, em preto e branco. Porém, poucos meses depois, em 05 de maio daquele mesmo anos, começou a ser publicada em cores.

Contudo, Outcault levou o “Garoto Amarelo” para o New York Journal American  em 1897. Entretanto, a New York World contratou o artista George Luks para continuar a produzir as tiras, no lugar de Outcault, o que acabou dando origem a duas versões do personagem. Ambas chegaram ao fim em 1898.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: